quarta-feira, 2 de abril de 2008

Projeto Copa 98




O projeto "Aprendendo com a Copa 98" é realizado no município de Porto Alegre no RS.
Ele teve inicío em 1997, com a reestruturação curricular tendo como objetivo preparar a transição da escola para a proposta de ensino em ciclos de formação. Em 1998, inicou-se assim na escola essa nova proposta de ensino.
No ano de 1997, a escola foi convidada a participar de uma pesquisa da ESEF / UFRGS (Escola Superior de Ed. Física da Universidade Federal do RS), estudando e comparando as curvas de crescimento da idade, gênero, peso, altura e resitência física das crianças do ensino público.
Aproveitando todo trabalho desenvolvido em 1997, os professores incluiram o tema Copa 98, já que este tema condizia com o que já foi trabalhado e estava sendo muito comentado por todos no nosso país.
O principal objetivo deste trabalho era demostrar a importância das aulas de Ed. Física e a prática de esportes visando a saúde do nosso organismo.
Para todos os dados ficarem mais organizados e estruturados, os professores junto com os alunos criaram um banco de dados no Exccel, anotando todas os resultados das pesquisas de 97, para basar o trabalho de 98. Apartir daí todos os dados novos viravam, estatísitcas para ser trabalho no programa.
Surgindo assim a pergunta chave: Como a perna se movimenta para propiciar um chute perfeito?
A partir desse questiuonamento o leque abriu-se, tudo através da curiosidade de aprender mais e mais...
Em matemática trabalhou-se os bancos de dados, estátisticas, gráficos,...
Em geografia trabalhou-se as bandeiras, as linhas imaginárias,...
Em artes trabalhou-se junto com geografia as bandeiras, depois a cultura visual do país sede da copa,...

Em ciências, a resistência do corpo, atrito, flexibilidade, construção de uma perna mecância,...
Português foi reponsável pela estrutura gramatical dos textos, dos bancos de dados,...
História buscou informação de cada páis participante do evento,...
Para a construção da perna mecânica, utilizou-se um programa denominado Interactive Physics Krev, que possibilitou a análise dos movimentos necessários de uma perna para um chute perfeito. Através disso, os alunos começaram a avaliar os nossos jogadores na copa, junto com o método de treinamento utilizado com eles. Aproximaram-se assim mais do conceito de direção, velocidade, aceleração, atrito,...
Os alunos desta escola iniciaram através de uma simples indagação (Como a perna se movimenta para um chute perfeito) a ter a prática da crítica e rever seus conceitos frente a critíca que levantou. Pois na teoria parecia fácil, e ao partirem para a prática perceberam a dificuldade encontrada, tendo que desta maneira reeestruturar suas novas verdades.










Um comentário:

NTE Brusque disse...

Olá Suzamara!

Parabéns pela sua postagem, você detalhou muito bem o processo e as atividades realizadas no Projeto Copa.

É importante destacar que o Tema Copa, foi sugerido pelos professores para dar continuidade a um trabalho que foi desenvolvido no ano anterior, ou seja, não foram os alunos que deram origem ao tema.
Posteriormente, o ambiente instigador proporcionado pelas professoras foi fundamental para que surgissem os questionamentos dos alunos, pois estes deram profundidade a um tema já proposto.

Ante este contexto, como a escola vem organizando os Projetos da Feira Interdisciplinar?

Abraços,

NTE Brusque